Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

O Regata OS 19 Technical Preview já está disponível; confira de perto algumas das novidades


O Regata OS 19 Technical Preview já está disponível para quem quiser baixar e testar. Esta nova versão do Regata OS é baseada no próximo openSUSE Leap 15, que por sua vez é baseado no SLE15 (SUSE Linux Enterprise 15) e ainda está em desenvolvimento, com lançamento marcado para este mês de maio.

No entanto, alguns dos principais componentes que lidam com as funções mais importantes do hardware estão sempre nas suas séries mais recentes, porém, consideradas estáveis e com atualizações de manutenção já lançadas. Isso nos permitirá oferecer um ambiente estável, enquanto que entregamos também as últimas tecnologias da plataforma Linux disponíveis, permitindo suporte também para hardwares mais modernos e seus recursos.

Alguns dos destaques

Entre os principais destaques do Regata OS 19 Technical Preview, está o suporte para HEVC (High Efficiency Video Coding, também chamado de H.265) para hardware AMD e decodificação acelerada por hardware para H.264 e HEVC com o NVDEC em GPUs NVIDIA e, claro, o suporte para o NVENC foi melhorando.

Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi a Regata OS Store, que agora pode exibir o progresso de instalação dos aplicativos, e o modo de jogo (Gaming Mode), que agora não é mais habilitado quando o cliente do Steam está aberto, mas sim quando os jogos estão em execução.


Além disso, há melhorias de drivers de vídeo que beneficiam também os usuários que possuem placas de vídeo AMD das séries Radeon HD 5800 e 6900, que agora estão mais perto do suporte ao OpenGL 4.4. Isso porque o OpenGL 4.3 agora é suportado com esses hardwares. Também foi melhorado o suporte para API Vulkan e para GPUs Radeon RX Vega.

Outro grande destaque do Regata OS 19 Technical Preview é a atualização do KDE Plasma 5.8 LTS para a versão 5.12 LTS, que conta com melhorias e correções importantes. Você pode conferir as notas de lançamento detalhadas do KDE Plasma 5.12 clicando aqui.

Isso não é tudo

Ainda há muitas outras novidades que devem chegar até a versão final do Regata OS 19, como suporte para gráficos Intel Cannonlake, melhorias no consumo de energia, suporte para o Radeon Open Compute Platform (ROCm), permitindo computação OpenCL com as placas de vídeo da AMD, suporte para a próxima GPU Vega 12, bem como melhorias significativas para placas de vídeo da AMD.

Assim que saírem mais novidades, manteremos você informado. Você já pode baixar o Regata OS 19 Technical Preview do site oficial.

Os livros mais vendidos na Amazon.