Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Regata OS 18 ganha melhorias para CPUs Kaby Lake e Ryzen, Vulkan, NVENC e muito mais


Embora o Regata OS não seja uma distribuição Linux "rolling release" (muito menos uma distro Linux convencional), onde é oferecido aos usuários as últimas versões dos softwares, estamos mantendo os principais componentes sempre atualizados, como é o caso do kernel Linux e da biblioteca de gráficos 3D Mesa, disponibilizando a última versão estável disponível. Confira agora mesmo os principais destaques da nova atualização do Regata OS 18.

Melhor suporte para processadores Intel Kaby Lake e AMD Ryzen graças ao Linux Kernel 4.10

Com a chegada da série 4.10 do kernel Linux (mais precisamente o Linux Kernel 4.10.13), o Regata OS agora pode oferecer um melhor suporte para processadores Intel Kaby Lake (Intel Core 7ª Geração). Com isso, você poderá extrair o máximo de desempenho do seu processador Intel Kaby Lake, especialmente em tarefas de alta demanda, como a execução de jogos e edição de vídeo.

O mesmo acontece para os processadores AMD Ryzen, que agora possuem melhor suporte, o que garante melhorias de desempenho para multithread em CPUs com a microarquitetura Zen. Isso é uma coisa boa, porque não é bom pagar por uma CPU de 8 núcleos e 16 threads que não funciona de forma eficiente, especialmente quando se é um criador de conteúdo.

Mais detalhes sobre as principais novidades do Linux Kernel 4.10, você confere clicando aqui.

Mesa 17.1 garante OpenGL 4.2 para iGPUs de processadores Ivy Bridge e melhor suporte para a Vulkan em placas de vídeo da AMD

Outra novidade do Regata OS 18 é o recém-lançado Mesa 17.1 que, entre os seus principais destaques, agora oferece suporte para o OpenGL 4.2 em processadores Intel com a microarquitetura Ivy Bridge. Com isso, o driver de vídeo para os gráficos integrados da Intel disponível no Regata OS está em pé de igualdade no quesito 'funcionalidades' com o driver Intel para Android, macOS e Windows, isto é, segundo os desenvolvedores do Mesa.

Caso você seja dono de uma placa de vídeo da série RX 400, por exemplo, saiba que com o Mesa 17.1 o driver Vulkan RADV, para GPUs AMD, recebeu várias melhorias e agora já passa na conformidade com o Khronos Vulkan CTS (Conformance Test Suite) e o shader em cache de disco foi implementado para melhorar o tempo de inicialização e compilação de shaders em diversos jogos.

Além disso, se você ama jogar, saiba que Mesa 17.1 inclui melhorias significativas de desempenho para diversos jogos portados pela Feral Interactive já que, como bem lembra Emil Velikov, gerente de lançamentos do Mesa, "para agradecer aos colaboradores que tiveram pelo menos 25 commits para o Mesa nos últimos cinco anos, a Feral Interactive está oferecendo Steam Keys especiais, garantindo acesso gratuito a todo o repertório [de jogos para] Linux".

Para mais detalhes técnicos, confira o anúncio oficial do Mesa 17.1 através deste link.

LibreOffice 5.3.3 chega para lidar melhor com documentos do Microsoft Office

Um nova versão da suíte de escritório LibreOffice, a 5.3.3, já está disponível em um Regata OS perto de você. Entre as principais novidades, estão várias correções para a interoperabilidade com documentos do Microsoft Office, além de uma longa lista de outras correções de bugs e melhorias, especialmente para coisas como autenticação de dois passos do Google Drive.

Outro destaque da série 5.3.x do LibreOffice é a interface gráfica experimental Notebookbar, que oferece outras opções para os usuários, como é o caso da MUFFIN, abreviatura para "My User Friendly & Flexible INterface"      em tradução livre, algo como "minha amigável e flexível interface de usuário"     , que entre as diversas opções, oferece um estilo semelhante ao "Ribbon" do MS Office, como mostram as imagens abaixo:

Write

Calc

Impress

Para ativar a nova interface, ao abrir a suíte de escritório, vá no menu FerramentasOpçõesAvançadoFuncionalidades opcionais. Agora, ative as funcionalidades experimentais e reinicie o LibreOffice.


Agora que as funcionalidades experimentais estão ativadas, chegou a hora de ativar a nova interface, indo no menu ExibirLeiaute da barra de ferramentas e, logo em seguida, selecione a opções Barra de abas. Ainda em Exibir, você também vai encontrar o menu Interface Notebook, onde estão disponíveis também outras opções de interface.

Mais detalhes sobre todas as novidades do LibreOffice 5.3.3, você encontra clicando aqui (RC1) e aqui (RC2).

Melhorias e correções para o driver NVIDIA

Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi o driver para placas de vídeo da NVIDIA, que pode ser instalado facilmente através da loja de aplicativos. Com isso, foi corrigido também o suporte para o NVENC e para aplicações e jogos que fazem uso da API Vulkan.

Isso basicamente significa que você pode novamente rodar, por exemplo, DOOM (2016) através do Wine Staging com a Vulkan habilitada e gravar sua jogatina com o OBS Studio usando o NVENC.
Os livros mais vendidos na Amazon.